Yakutian Laika

Os Yakutians Laikas são usados para pastoreio, puxar trenós e caçar. Foram desenvolvidos na antiguidade para os nativos de Yakutia como assistentes indispensáveis. Este cão versátil ficará feliz ao seu lado ou participando de provas de agility, corrida, pastoreio ou trenó. Durante séculos, o Laika Yakutian foi um assistente insubstituível e fiel do homem em condições em que a menor demonstração de fraqueza era punida com a morte. Sempre recebeu uma atitude respeitosa de sua família humana, que o tratava como um membro e não como um simples animal doméstico. Isso significa que se tornou um cão de companhia fabuloso, dedicado, animado e dócil. A raça é extremamente dócil e atenciosa com crianças, com as quais costuma estabelecer laços especialmente fortes. No entanto, sua natureza amigável não exclui a necessidade de um certo nível de socialização, de preferência desde cedo.
O Yakutian Laika é um pouco reservado com pessoas desconhecidas, mas na maioria dos casos fica animado para encontrar um novo companheiro de brincadeiras. A agressividade humana era considerada pelos criadores de cães como um defeito grave e foi meticulosamente eliminada de suas características. A raça é dotada de nariz e orelhas muito sensíveis, o que a torna um cão de guarda bastante capaz. No entanto, seu latido nada mais é do que uma forma de demonstrar sua expectativa pela perspectiva de conhecer alguém. Este cão provavelmente fracassará no papel de guardião devido à sua natureza amigável.
Os Yakutians Laikas costumavam puxar um narta (trenó) em estreita colaboração com dezenas de outros cães, por isso são bastante receptivos a outros cães. A raça certamente prefere ter um ou vários companheiros caninos constantes e pode ser introduzida sem problemas na casa com um cão já existente, embora isso deva ser feito com a devida cautela. A segunda função principal desta raça era a caça, e ela preserva grande parte de seu instinto de caça. É por isso que sua comunicação com outros animais de pequeno e médio porte nunca deve ficar sem supervisão. O Yakutian Laika provavelmente se dará bem com um gato doméstico se eles tiverem sido criados juntos.
O Yakutian Laika é um cão de trabalho originário da Sibéria, criado para puxar trenós e ajudar na caça. Apesar de suas raízes resistentes e independentes, ele é afetuoso com a família e adora fazer parte da rotina dos tutores. É equilibrado, fiel e protetor, mas sem ser agressivo. Sua convivência com crianças costuma ser muito boa, especialmente quando é socializado desde cedo. Por ser ativo e inteligente, precisa de espaço para se exercitar e de desafios mentais que mantenham sua mente ocupada. Esse cão encanta pela beleza de sua pelagem espessa e pelo temperamento confiante. Ele tende a ser reservado com estranhos, mas amigável com pessoas e animais conhecidos. Seu pelo exige escovação frequente, especialmente nas trocas de estação, quando solta bastante. No geral, o Yakutian Laika é ideal para quem busca um companheiro leal, energético e com espírito aventureiro, que gosta de atividades ao ar livre e de estar sempre próximo à família.





O Yakutian Laika é uma raça resistente e, para mantê-lo assim, criadores responsáveis verificam se há problemas de saúde, como displasia do quadril, displasia do cotovelo, inchaço e certas anomalias oculares.

O Yakutian Laika sofre com queda de pelos sazonal, que pode ficar fora de controle se não for escovado regularmente. Geralmente, ele deve ser escovado semanalmente para evitar nós. Em caso de queda intensa, é recomendável escová-lo diariamente para evitar que os pelos se grudem a tudo. Use uma escova de pinos e um pente de metal ao escovar. Um removedor de pelos ou desembaraçador também pode facilitar um pouco o seu trabalho. Como o Yakutian Laika é um cão de trabalho, não é necessário aparar excessivamente sua pelagem. Apare entre as almofadas das patas para evitar que detritos se acumulem e causem irritação. Sua pelagem repele sujeira naturalmente e ele não tem odor, portanto, o banho deve ser feito apenas de duas a três vezes por ano. Apare as unhas quando necessário, geralmente a cada duas ou três semanas. Limpe as orelhas semanalmente como parte de sua rotina de higiene.

O Yakutian Laika é um cão de trenó com um instinto de caça bem definido. A raça prospera com exercícios regulares e treinamento adequado. Com um nível de energia médio-alto, eles adoram correr ao lado de uma bicicleta, andar de trenó ou de plataforma, ou brincar de buscar no quintal. Brincam bem com outros cães com os quais estão familiarizados, mas são cautelosos com cães e pessoas estranhos. Geralmente, se aquecem rapidamente, mas supervisão é uma boa ideia em novas situações. Os Yakutians Laika não são adequados para pessoas que não podem passar tempo com seus cães.

Treinar o Yakutian Laika é uma tarefa bastante agradável e fácil, graças à sua natureza dócil e inteligência aguçada. Este cão tem uma forte inclinação para o pensamento independente, por isso não segue as ordens do condutor a menos que confie plenamente nele. Puxar um trenó é um talento inato desta raça, e não requer muito treinamento para isso. O Yakutian Laika busca liderança e orientação humana, mas não responde bem a técnicas de treinamento corretivo. Ele trabalha com mais entusiasmo se o processo de aprendizagem for baseado em reforço positivo e guloseimas saborosas. Como qualquer outro cão, o Yakutian Laika deve aprender certas regras e normas de comportamento decente na sociedade humana, portanto, o treinamento básico de obediência é essencial.


Afeição com a Família
O nível de tolerância e paciência da raça com o comportamento das crianças.

Afeição com o Crianças
O nível de tolerância e paciência de uma raça com o comportamento das crianças.

Afeição com outros cães
Quão geralmente amigável uma raça é com outros cães.

Queda de pelos
Quantidade de pelos que ficam pela casa.

Frequência de escovação do pelo
Com que frequência requer manutenção de pelagem.

Nível de baba
Quão propensa a babar uma raça tende a ser.

Abertura com Estranhos
Quão acolhedora uma raça provavelmente será com estranhos.

Grau de Brincadeiras
Quão entusiasmado com a brincadeira ele é, mesmo depois de filhote.

Natureza Protetora/Cão de Guarda
Dá Alarme quando estranhos se aproximam.

Nível de Adaptabilidade
Quão facilmente lida com mudanças.

Nível de Treinabilidade
Facilidade de treinamento e disposição para aprender coisas novas.

Nível de Energia
A quantidade de exercício e estimulação mental que precisa.

Nível de Vocalização
Com que frequência essa raça vocaliza, seja com latidos, uivos, miados...

Necessidades de Estimulação Mental
Quanta estimulação mental precisa para permanecer feliz e saudável.
O padrão da raça é uma descrição do cão ideal de cada raça reconhecida, para servir como um ideal pelo qual os cães são julgados em exposições, originalmente é estabelecido por um clube de raça de origem e aceito oficialmente por órgãos nacionais ou internacionais.


CBKC

AKC
Acompanhe mais conteúdo sobre a raça
Créditos
Autor do texto
Moni GilRevisores