Pequinês

Pequinês

O pequinês, um cão de companhia compacto, de porte majestoso e com um andar ondulado característico, é uma das várias raças criadas para as classes dominantes da China antiga. São cães sofisticados, de lealdade eterna e muitos encantos sutis.

Os pequineses são cães de companhia compactos e atarracados, pesando até 6,3 kg. A pelagem é mais longa no pescoço e nos ombros, dando aos pequineses sua famosa "juba de leão". A pelagem vem em vários tons de vermelho, do vermelho-dourado a tons mais escuros. A cabeça grande, com focinho curto, é um retângulo "em forma de envelope", mais largo do que longo, e os olhos são grandes, escuros e brilhantes. Uma característica única dos pequineses é o seu andar ondulado sem esforço.

Os pequineses são companheiros charmosos e confiantes que desenvolvem um vínculo estreito com seu humano favorito. Criados para viver em palácios, eles podem ser tão serenamente independentes quanto os imperadores que os possuíam. (Eles são "teimosos", dizem os pequineses.) Sempre alertas, eles são bons cães de guarda. Pequinês toleram crianças, mas não toleram brincadeira pesada.

O que esperar de um Pequinês ?

O Pequinês é um cão pequeno, mas com personalidade forte e atitude de nobre. Independente, teimoso e seletivo com afeto, costuma se apegar muito ao dono, mas no tempo dele. Não é submisso, exige respeito e não gosta de ser forçado a nada. Precisa de socialização precoce, escovação frequente e cuidados com o calor, devido ao focinho achatado. É territorialista, observador e corajoso, mas também calmo e tranquilo quando respeitado. Ideal para quem valoriza companheirismo sem grude, e entende que o Pequinês é mais um “senhor de respeito” do que um cão bobinho.

Pequinês
Pequinês
Pequinês
Pequinês
Pequinês

SAÚDE

Como acontece com todas as raças de focinho curto, é importante escolher um pequinês com narinas bem abertas e um focinho de tamanho moderado. Como os pequineses não têm um focinho longo que atue como uma barreira natural de proteção para os olhos, é importante garantir que o ambiente seja seguro para o seu pequinês e que nada possa picar ou irritar seus olhos. Os pequineses apreciam temperaturas frias e, portanto, alguns donos viajam com seus pequineses em bolsas de gelo congeladas ou em uma almofada de gelo, mesmo para passeios de carro, o que proporciona um nível de conforto que os pequineses apreciam profundamente. Trabalhando com um criador responsável, aqueles que desejam ter um pequinês podem obter a educação necessária sobre problemas de saúde específicos da raça. Bons criadores utilizam testes de saúde em seus reprodutores para reduzir a probabilidade de doenças em seus filhotes.

Pequinês

ASSEIO

A pelagem dupla e espessa do pequinês exige bastante manutenção. A pelagem do pequinês muda de cor sazonalmente. Escová-lo pelo menos uma hora por semana ajudará a remover os pelos soltos e evitar nós, e um banho ocasional ajudará a mantê-lo com a melhor aparência possível. Nós ou nós podem ser desembaraçados delicadamente com uma escova mais lisa ou um pente de metal. Como em todas as raças, as unhas devem ser aparadas regularmente, pois unhas muito longas podem causar desconforto ao cão.

Pequinês

EXERCÍCIOS

Os pequineses são companheiros encantadores e confiantes que desenvolvem um vínculo estreito com seus donos. Seu único propósito na vida é divertir e confortar. Embora sejam bastante tranquilos na maior parte do tempo e precisem apenas de exercícios moderados, eles gostam de participar de esportes caninos em seu próprio ritmo.

Pequinês

TREINAMENTOS

Uma característica marcante da raça é sua personalidade amigável, extrovertida e amorosa. Pequineses são afetuosos e inteligentes e desenvolvem laços muito fortes com seus donos. Como cães que viveram em palácios por séculos, pequineses podem ser serenamente independentes (teimosos). Sempre alertas, são ótimos cães de guarda. Pequineses podem tolerar crianças, mas não são apropriados para brincadeiras violentas com crianças.

Pequinês

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DA RAÇA

Icone Afeição com a Família

Afeição com a Família

O nível de tolerância e paciência da raça com o comportamento das crianças.

Icone Afeição com o Crianças

Afeição com o Crianças

O nível de tolerância e paciência de uma raça com o comportamento das crianças.

Icone Afeição com outros cães

Afeição com outros cães

Quão geralmente amigável uma raça é com outros cães.

Icone Queda de pelos

Queda de pelos

Quantidade de pelos que ficam pela casa.

Icone Frequência de escovação do pelo

Frequência de escovação do pelo

Com que frequência requer manutenção de pelagem.

Icone Nível de baba

Nível de baba

Quão propensa a babar uma raça tende a ser.

Icone Abertura com Estranhos

Abertura com Estranhos

Quão acolhedora uma raça provavelmente será com estranhos.

Icone Grau de Brincadeiras

Grau de Brincadeiras

Quão entusiasmado com a brincadeira ele é, mesmo depois de filhote.

Icone Natureza Protetora/Cão de Guarda

Natureza Protetora/Cão de Guarda

Dá Alarme quando estranhos se aproximam.

Icone Nível de Adaptabilidade

Nível de Adaptabilidade

Quão facilmente lida com mudanças.

Icone Nível de Treinabilidade

Nível de Treinabilidade

Facilidade de treinamento e disposição para aprender coisas novas.

Icone Nível de Energia

Nível de Energia

A quantidade de exercício e estimulação mental que precisa.

Icone Nível de Vocalização

Nível de Vocalização

Com que frequência essa raça vocaliza, seja com latidos, uivos, miados...

Icone Necessidades de Estimulação Mental

Necessidades de Estimulação Mental

Quanta estimulação mental precisa para permanecer feliz e saudável.

PADRÃO DA RAÇA

O padrão da raça é uma descrição do cão ideal de cada raça reconhecida, para servir como um ideal pelo qual os cães são julgados em exposições, originalmente é estabelecido por um clube de raça de origem e aceito oficialmente por órgãos nacionais ou internacionais.

Pequinês
Pequinês

CBKC

Pequinês

AKC

Acompanhe mais conteúdo sobre a raça

Créditos

Autor do texto

Moni Gil

Revisores