Australian Shepherd

O Pastor Australiano, um cão de fazenda magro e robusto, é uma daquelas histórias "só na América": uma raça europeia aperfeiçoada na Califórnia por meio da Austrália.
Presença constante no circuito de rodeios, eles estão intimamente associados à vida de cowboy. O Pastor Australiano, o cão de pastoreio preferido dos cowboys, é um trabalhador de médio porte com um olhar aguçado e penetrante. A pelagem dos Aussie oferece diferentes visuais, incluindo merle (um padrão manchado com tons contrastantes de azul ou vermelho). Em todos os sentidos, eles são a imagem de carregadores de rebanho robustos e ágeis.
Os Aussies exibem um impulso irresistível para pastorear qualquer coisa: pássaros, cães, crianças. Esse forte impulso de trabalho pode torná-los cães demais para um dono sedentário. Os Aussies são notavelmente inteligentes, capazes de enganar um dono novato desavisado. Resumindo, este não é o animal de estimação para todos. Mas se você está procurando um parceiro inteligente, incansável e treinável para o trabalho ou esporte, sua busca pode terminar aqui.
O Australian Shepherd é um cão de trabalho inteligente, ativo, ágil e musculoso, com forte instinto de pastoreio e guarda, além de grande resistência. Possui temperamento equilibrado e amável, sendo bem-humorado e com boa disposição — embora possa ser reservado com estranhos. É essencial que tenha estímulo físico e mental regular, pois, sem isso, pode virar destrutivo





Os Aussies são geralmente cães saudáveis, e um criador responsável testará os reprodutores para detectar problemas de saúde como displasia coxofemoral, epilepsia, catarata e certos tipos de câncer. As orelhas de um Aussie devem ser verificadas regularmente para remover corpos estranhos e evitar o acúmulo de cera, e seus dentes devem ser escovados regularmente.

Em geral, escovações semanais manterão a pelagem dupla e impermeável do Pastor Australiano com a melhor aparência possível. Durante a temporada de troca de pelos, porém, será necessário mais cuidado. Durante esse período, um ancinho de subpelo pode ser usado a cada dois ou três dias para remover os pelos mortos abundantes, seguido de uma limpeza com a escova de aço. Os Aussies costumam trabalhar e/ou brincar ao ar livre, então não é incomum que cheguem mais sujos do que saíram. Mas, a menos que tenham se metido em uma situação particularmente suja, precisam de banho apenas ocasionalmente. Como em todas as raças, as unhas do Aussie devem ser aparadas regularmente.

Um cão atlético e cheio de energia, o Aussie precisa de bastante exercício diariamente. No mínimo, ele deve ter um quintal amplo e cercado para correr por pelo menos uma ou duas horas por dia. Os Aussie têm um vínculo estreito com seus donos e adoram acompanhá-los em longas caminhadas ou, melhor ainda, trilhas. Uma vez que o Aussie deixa a fase de filhote para trás e seu sistema esquelético está totalmente formado, ele pode ser um ótimo companheiro de corrida. O melhor caminho, no entanto, é dar ao Aussie uma tarefa, seja pastorear o gado, cuidar de crianças ou competir em eventos caninos, como provas de obediência, pastoreio ou agility, ou mergulho em docas.

A socialização precoce e o treinamento de obediência são essenciais para o Pastor Australiano. Um dos motivos mais frequentes pelos quais os Aussies acabam em situações de resgate é que os donos não conseguiam (ou não queriam) canalizar de forma construtiva a energia ilimitada da raça por meio do treinamento. Os Aussies têm um forte vínculo com suas famílias e, portanto, podem ser territoriais e superprotetores da propriedade de seus donos, além de se tornarem destrutivos se ficarem sem companhia por longos períodos com muita frequência. Felizmente, essa lealdade, combinada com a inteligência aguçada e a alta energia da raça, os torna muito fáceis de treinar.


Afeição com a Família
O nível de tolerância e paciência da raça com o comportamento das crianças.

Afeição com o Crianças
O nível de tolerância e paciência de uma raça com o comportamento das crianças.

Afeição com outros cães
Quão geralmente amigável uma raça é com outros cães.

Queda de pelos
Quantidade de pelos que ficam pela casa.

Frequência de escovação do pelo
Com que frequência requer manutenção de pelagem.

Nível de baba
Quão propensa a babar uma raça tende a ser.

Abertura com Estranhos
Quão acolhedora uma raça provavelmente será com estranhos.

Grau de Brincadeiras
Quão entusiasmado com a brincadeira ele é, mesmo depois de filhote.

Natureza Protetora/Cão de Guarda
Dá Alarme quando estranhos se aproximam.

Nível de Adaptabilidade
Quão facilmente lida com mudanças.

Nível de Treinabilidade
Facilidade de treinamento e disposição para aprender coisas novas.

Nível de Energia
A quantidade de exercício e estimulação mental que precisa.

Nível de Vocalização
Com que frequência essa raça vocaliza, seja com latidos, uivos, miados...

Necessidades de Estimulação Mental
Quanta estimulação mental precisa para permanecer feliz e saudável.
O padrão da raça é uma descrição do cão ideal de cada raça reconhecida, para servir como um ideal pelo qual os cães são julgados em exposições, originalmente é estabelecido por um clube de raça de origem e aceito oficialmente por órgãos nacionais ou internacionais.


CBKC

AKC
Acompanhe mais conteúdo sobre a raça
Créditos
Autor do texto
Moni Gil